Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/15 às 16h25 - Atualizado em 7/11/18 às 16h02

Conheça as prioridades da Secretaria de Mobilidade

COMPARTILHAR

Nos primeiros 120 dias de governo, a meta é aumentar a eficiência operacional do sistema de mobilidade e associar o conceito ao desenvolvimento de todas as cidades do Distrito Federal. Além disso, a primeira medida é uma reforma institucional no setor: o recondicionamento das funções da Secretaria de Mobilidade, da TCB (Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília), do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) e do Metrô (Companhia do Metropolitano do DF).

Para reorganizar o modelo de mobilidade urbana, a Secretaria dividiu os objetivos em dois tipos de ações, as de longo e curto prazos. Um exemplo de ação de curto prazo é a manutenção dos pagamentos das empresas de transporte público, para garantir que o sistema continue operando. Nas ações de longo prazo está a questão de distribuição espacial da ocupação territorial do DF.

Entre esses dois horizontes, existem medidas gerais, como as de otimização do sistema, para aumentar a eficiência do modelo de mobilidade urbana e as medidas de médio prazo, por exemplo, a implantação de corredores de transporte coletivo.