Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/19 às 16h03 - Atualizado em 25/07/19 às 16h03

Obras de recapeamento e tapa-buraco avançam pelo DF

COMPARTILHAR

Novacap e DER-DF trabalham em vários pontos, como na DF-025, e nas QIs 18 a 22 do Lago Sul. População elogia ação

 

O motorista de aplicativo Djalma Alves Faria trabalha há mais de um ano e meio circulando pelas vias de todo o Distrito Federal. Nesta quinta-feira (25), ele pegou um cliente com destino para o Lago Sul, na altura da QI 20. Lá, avistou novamente as máquinas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER/DF) – desta vez, trabalhando na recuperação asfáltica de cerca de 4 km da DF-025, entre a QL 22 e a QL 18.

 

“A gente vê que o governo está fazendo; por todos os lados tem máquinas e gente trabalhando”, elogiou Djalma, que é morador de Águas Claras. “Na minha cidade, construíram calçadas largas. Adoro fazer minha corrida de manhã, e agora está joia para isso.”

 

As obras de pavimentação asfáltica estão por diversos pontos, inclusive na cidade de Djalma, que passa por obras de ampliação da via próxima ao balão de acesso à Unieuro. “Temos uma lista de ações prioritárias, que contemplam diversas cidades, do Lago Sul ao Recanto das Emas”, explica o diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho.

 

Ele relata que no Lago Sul, além da troca do asfalto em pontos da via principal, a DF-025, também estão previstas operações tapa-buraco nas quadras internas. “Estamos trabalhando ainda na recuperação das vias entre as QI 25 e QL 26, e, em breve, vamos atuar em algumas superquadras da Asa Sul, que estão em situação bem ruim”, afirma.

 

Novas ações

O diretor da Novacap conta ainda que, nos próximos dias, serão concluídos os trabalhos de recapeamento do Setor Policial Sul. “Vamos finalizar logo, logo. Há algumas semanas, concluímos também um trecho de aproximadamente 4 km entre as quadras 9 e 11 do ParkWay”.

 

Para a próxima segunda-feira (29), ele anuncia: o maquinário pesado será deslocado para os trabalhos de recapeamento da via de acesso ao Recanto das Emas. “Iniciamos nesta semana com os estudos de topografia e laboratório e, na semana que vem, entramos com o asfalto propriamente dito”, resume.

 

Somente no primeiro semestre deste ano, a Novacap executou a pavimentação de um trecho de 61.956,00 m², para o qual foram utilizadas 7.472,28 toneladas de massa asfáltica. No mesmo período, foram recapeados 174.111,86 m², com a utilização de 15.272,80 toneladas de massa asfáltica. Os serviços de pavimentação têm como foco novas vias e locais que, até então, se encontravam sem asfalto. Já o recapeamento consiste na recuperação funcional do pavimento, principalmente de vias esburacadas.

 

O POVO ESTÁ DE OLHO

 

Silvia Jara, servidora pública, moradora do Setor de Mansões Dom Bosco: “Havia muitas deformações nessa pista.
É bom ver o governo trabalhando. Agora, com certeza vai melhorar muito”

 

 

Antenor Cabral, servidor público, morador dos Jardins Mangueiral: “Ando muito por Ceilândia e Samambaia,

e vejo que por todo os lados estão fazendo trabalho de tapa-buraco. Melhorou muito, é visível isso”

 

 

Alexandre Guimarães, autônomo, morador do Jardim Botânico: “Essas obras são importantes porque a

gente reduz o tempo para se locomover de um lugar ao outro,diminui o risco de furar o

pneu e [o gasto com] outras manutenções no carro”

 

 

Djalma Alves Faria, motorista de aplicativo, morador de Águas Claras: “As melhorias são financeiras também, porque,

além de ser mais confortável andar numa via bem-asfaltada, deixo de gastar com pneus, suspensão e amortecedores”