Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/15 às 11h39 - Atualizado em 7/11/18 às 16h05

Elas conduzem os brasilienses pela Capital Federal

COMPARTILHAR

Há 30 anos, Maria Julia (76), começou a trabalhar como motorista de táxi, com o marido, para criar os quatro filhos. Por volta dos anos 80, eles dividiam um Fusca e viravam noites na atividade. Hoje, a vida melhorou, e mesmo assim ela continua dirigindo três vezes por semana e admite que o trabalho virou até hobby. “Por ser uma mulher dirigindo, muita gente gosta de bater papo. Já vivi muita história engraçada nesse táxi”.

Maria foi uma das primeiras taxistas do DF. Em 1985, eram apenas três taxistas “damas”, hoje são, aproximadamente, 705 mulheres na profissão. Elas se sentem respeitadas em um universo predominantemente masculino. E para comemorar combinaram um almoço no próximo domingo (9), Dia Internacional da Mulher e, especificamente, a valorização delas na categoria.

2015-03-05-Maria Brito Siqueira 7Pouca gente sabe, mas o Metrô-DF conta com 23 mulheres responsáveis por pilotar os trens. Uma delas é Helyka Bernardes (34) que, desde 2007, virou piloto e diz ter se encontrado na profissão. “Eu vejo as pessoas tirando foto minha enquanto estou pilotando. A gente se destaca por ser mulher”.

Todos os dias, essas mulheres são responsáveis por conduzir milhares de brasilienses pela capital federal. Muitas cumprem dupla jornada e fazem parte de uma geração que aceita o desafio de qualquer trabalho. A Secretaria de Mobilidade parabeniza todas essas heroínas que movem Brasília.