Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/14 às 19h19 - Atualizado em 3/06/14 às 19h19

Mais duas turmas iniciam o curso Gentileza Urbana

COMPARTILHAR


O curso Gentileza Urbana foi retomado nesta terça-feira (3), com o início de duas novas turmas. Em sete encontros, cerca de 70 motoristas e cobradores vão participar de aulas e dinâmicas que abordarão, entre outros assuntos, educação no trânsito e respeito aos usuários do sistema de transporte público coletivo. As reuniões, ministradas por servidores do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), acontecem às terças e quintas na Escola de Trânsito do Detran/DF, na 706/906 Sul. 


Na primeira aula, cobradores e motoristas participaram de uma dinâmica de grupo, para adaptação ao curso e se conhecerem melhor. “Isso mostra a preocupação com os rodoviários e com a própria população”, opina o rodoviário Renato Herculano, que atua na Viação Pioneira. 

 

O respeito para com os motoristas e ciclistas foi também um dos assuntos abordados durante a aula inaugural. “Espero levar o que for ensinado aqui para os meus colegas de profissão e os usuários no meu dia a dia”, destaca o motorista Fabiano Pedro.  

 

As primeiras turmas do Gentileza Urbana formaram-se no final de abril. A ideia é que, gradativamente, todos os profissionais do sistema de transporte público sejam atendidos pelo programa. “O objetivo do curso, que acontece entre os meses de abril e outubro, é atender cerca de 500 trabalhadores”, lembra o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi.

 

Campanha – O programa Gentileza Urbana – além de reciclar e capacitar motoristas e cobradores – traz também uma campanha educativa para os usuários. Cartazes e folders foram distribuídos em terminais, escolas e administrações regionais.

 

Conservar os coletivos, respeitar as filas, usar adequadamente o cartão do SBA, bem como respeitar os assentos preferenciais, são algumas das mensagens transmitidas no material. 

Leia também...