Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 18h06 - Atualizado em 18/04/13 às 18h06

Mais de 40 mil alunos já contam com a carga embarcada

COMPARTILHAR

Mais de 40 mil alunos beneficiados pelo Passe Livre Estudantil (PLE) já podem fazer a recarga dos cartões nos validadores dos ônibus. Nesta semana, os estudantes da rede pública de instituições de ensino do Plano Piloto, Cruzeiro e Vila Planalto podem procurar os postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) do Setor Comercial Sul, Conic e a unidade móvel da DFTrans para ter acesso ao benefício.    

Ao todo, 148 escolas já contam com o novo sistema. Somente na Universidade de Brasília (UnB), são mais de 7 mil cadastrados.

Rita de Cássia, moradora da Vila Planalto, procurou a unidade móvel para fazer a atualização no cartão do seu filho Gabriel Alves, que estuda no Centro de Ensino Fundamental da 104 Norte. Para Rita, o serviço vai facilitar a vida dos usuários. “Todo começo de mês, procurava o posto do SCS para fazer a inserção de créditos no cartão. Muitas vezes, a espera demorava muito por conta do tamanho da fila”, lembra.

O também morador da Vila Planalto Fernando Pereira foi ao DFTrans Móvel para fazer o cadastro de suas duas filhas, que estudam em escolas públicas da Asa Norte. Pereira ficou sabendo da presença do ônibus itinerante por uma sobrinha, também beneficiária do PLE, que procurou o posto para contar com a carga embarcada. “A gravação nos cartões foi rápida e espero não ter que procurar mais outros locais para fazer a recarga”, aposta.

Com a carga embarcada, o estudante não precisará mais se deslocar até os postos do SBA/DFTrans para renovar a matrícula e receber carga no cartão. O processo será automatizado e as informações serão enviadas eletronicamente à Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) pela instituição de ensino onde o aluno estuda. Para os estudantes da rede privada, o prazo para alterar o cartão deverá começar no segundo semestre.