Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/18 às 20h18 - Atualizado em 30/05/18 às 20h26

Dois milhões de litros de álcool anidro chegarão ao DF até quinta (31)

COMPARTILHAR

Com isso será possível ampliar a disponibilidade de gasolina, pois o líquido é misturado ao combustível. Ainda hoje (30) Brasília deverá receber soro fisiológico suficiente para abastecer a rede de saúde por 15 dias

 

AMANDA MARTIMON, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Até amanhã (31), o Distrito Federal receberá cerca de 2 milhões de litros de álcool anidro. Com isso, o governo de Brasília afirma que será possível ampliar a disponibilidade de gasolina para a população.

 

Como o álcool é misturado à gasolina, com esta quantidade estima-se que sejam ofertados 10 milhões de litros de combustível à população.

 

A informação foi divulgada pelo governador Rodrigo Rollemberg, nesta quarta (30), após reunião do gabinete de crise que acompanha a paralisação nacional de caminhoneiros e articula ações para minimizar os efeitos na cidade.

 


“Entendemos que a partir de segunda a rede pública de saúde poderá voltar a funcionar com toda a sua capacidade”

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

 

Prioridade para o Executivo local, o soro fisiológico, usado em cirurgias, por exemplo, chegará ainda hoje, segundo a Secretaria de Saúde. A carga vinda de Goiânia trará 39 mil frascos do insumo para abastecer a rede hospitalar.

 

“Isso dá para o abastecimento por 15 dias. Nós entendemos que a partir de segunda, a rede pública de saúde poderá voltar a funcionar com toda a sua capacidade”, avaliou Rollemberg.

 

Como o ponto facultativo no governo local — já instituído para quinta (31), emCorpus Christi — também será decretado na sexta (1º), não haverá atendimento em serviços que não são ininterruptos na Saúde, como farmácias, consultas ambulatoriais e unidades básicas de saúde (UBS).

 

Assim, o governador determinou que a pasta retome a normalidade dos atendimentos, com cirurgias eletivas, consultas, exames e outras atividades nas UBS, a partir de segunda (4).

Gás de cozinha

Também até quinta (31), chegarão ao DF 14,5 mil botijões de gás de cozinha. O governo mantém contato com os fornecedores do produto a fim de aumentar a oferta para a população.

 


Até esta quinta (31), chegarão ao DF 14,5 mil botijões de gás de cozinha. O governo mantém contato com fornecedores para aumentar a oferta à população


 

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) foi orientado a manter a fiscalização nos postos de combustíveis e nos pontos de distribuição de gás de cozinha para evitar abusos nos preços. Nos próximos quatro dias, o trabalho será feito em regime de plantão especial.

 

Até as 16 horas de quarta (30), o instituto multou seis postos de 32 que foram fiscalizados. Nos pontos de revenda de gás de cozinha, autuou-se quatro de 21.

Transporte público

 

Nesta quinta-feira (31), dia de Corpus Christi, o sistema público de transporte coletivo funcionará com a escala de domingo. Haverá reforço na Esplanada dos Ministérios, em razão da celebração religiosa. O metrô vai circular das 7 às 21 horas.

 

Na sexta (1º), os ônibus vão funcionar com a escala de sábado. Já no sábado (2), será adotada a tabela de domingo.

 

Base de cálculo do ICMS de combustíveis

 

O Conselho Nacional de Política Fazendária aceitou solicitação da Fazenda do DF para que houvesse uma revisão dos parâmetros da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) de combustíveis desconsiderando a última quinzena.

 

Com isso, a base de cálculo será a mesma de abril. Diante do aumento de preço nas bombas causado pelo risco de desabastecimento, a medida ajuda a manter o imposto mais justo para a população, já que não vai considerar a variação dos últimos dias.

 

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES