Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/13 às 21h08 - Atualizado em 6/05/13 às 21h08

DFTrans instala posto na Galeria dos Estados

COMPARTILHAR

Os usuários do transporte público passam a contar, a partir desta segunda-feira (6), com um posto do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) na área externa da Galeria dos Estados, na região central de Brasília. O governador Agnelo Queiroz inaugurou a nova unidade, que estava instalada no Palácio do Comércio, no Setor Comercial Sul (SCS).  

“É mais uma conquista da população e do GDF disponibilizar um atendimento amplo em uma área nobre da capital. Reforço o compromisso que temos em renovar todo o sistema de transporte público do DF, o que servirá de exemplo para todo o país. O cidadão merece ter um atendimento exemplar e um transporte público de qualidade”, defendeu o governador.

No posto, os usuários encontram 26 guichês de atendimento, onde podem, entre outros serviços, requisitar a segunda via dos cartões e comprar o Bilhete Único (Integração). Os beneficiários do Passe Livre Estudantil, Vale-Transporte, Cidadão e Especial podem procurar atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O vice-governador, Tadeu Filippelli, o secretário de Transportes, José Walter Vazquez, e o diretor-geral da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, também participaram da inauguração.

“Invertemos a lógica do que estava acontecendo. Antes, o atendimento aos usuários ficava nas mãos dos empresários. Com a retomada do serviço (que aconteceu em 2011), o GDF modernizou o sistema”, enfatizou Filippelli. “O trabalho realizado pelo atual governo é para os trabalhadores e não para os donos das empresas”, complementou Vazquez.

“O novo posto da DFTrans faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo tomadas com o objetivo de modernizar e tornar mais eficiente o serviço de atendimento ao usuário do transporte público do DF”, destacou Campanella.

Agilidade – Além da quantidade maior de guichês – no SCS eram 18 –, há na nova estrutura banheiros e bebedouros, o que trará maior conforto aos usuários. Nesta segunda, foram registrados mais de 950 atendimentos na nova agência.

Ana Cláudia, estudante de uma faculdade privada na Asa Norte, procurou o posto para fazer a recarga do cartão do Passe Livre. “O atendimento foi rápido. Pretendo voltar aqui outras vezes”, elogia a aluna, que procurava os serviços do SBA na unidade que estava instalada no SCS.

Já o morador do Recanto das Emas Lucas Chagas destacou como benefício a maior quantidade de guichês, o que, segundo ele, ajudou a melhorar a qualidade do serviço. “Era o que estava faltando”, acrescentou.  

Ampliação – Para atender à demanda crescente, somente neste ano foram inaugurados quatro novos postos SBA/DFTrans. Em Taguatinga e Samambaia o atendimento foi reforçado. Já os moradores de Brazlândia não precisam mais se deslocar para outras cidades para ter acesso aos serviços do SBA, por conta dos guichês instalados na Administração Regional.

Na Universidade de Brasília (UnB), foi instalada uma unidade no campus Darcy Ribeiro para atender àqueles alunos beneficiados pelo Passe Livre Estudantil. Ao todo, a DFTrans conta com 15 postos e a unidade móvel – que a cada semana presta serviços em uma cidade diferente. Juntos, realizam uma média de 5 mil atendimentos por dia.  

Melhorias – A melhoria do atendimento faz parte da política de beneficiar os usuários do transporte público coletivo. A própria retomada do serviço de bilhetagem é um exemplo disso. Em 2011, o GDF assumiu o controle do SBA, antiga Fácil, o que permitiu maior controle e transparência.

O governo trabalha também para renovar 75% da frota, o que vai proporcionar conforto e segurança aos usuários. A aprovação do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e a criação das faixas exclusivas também estão entre as medidas adotadas recentemente para melhorar o transporte público brasiliense.


Confira as fotos da inauguração