Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/19 às 16h47 - Atualizado em 4/09/19 às 16h53

Desfile de 7 de Setembro altera trânsito na Esplanada dos Ministérios

COMPARTILHAR

As interdições começam às 23h da sexta-feira (6) e o controle do tráfego às 5h do sábado (7)

 

AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

 

O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interditado a partir das 23h de sexta-feira (6) para a realização do desfile de 7 de setembro, quando se comemora a independência do Brasil. Todos os estacionamentos dos ministérios ficarão fechados e apenas os dos anexos serão liberados. Além disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará o controle do tráfego nas vias S1, S2 e adjacências a partir das 5h30 de sábado (7).

 

A via N1 será totalmente destinada ao desfile cívico. Já a via S1 e a ligação da L2 Sul com a S1, a partir da altura da Catedral, ficarão abertas apenas para coletivos escolares e credenciados até as 8h da manhã de sábado. A partir desse horário o fechamento será total e os veículos serão canalizados para o Buraco do Tatuí (ligação L2 Sul/L2 Norte).

 

Em frente ao Itamaraty haverá um Ponto de Controle de Trânsito (PCTran) onde os agentes farão controle de fluxo dos carros de autoridades e convidados, com credenciais ou convites, que estiverem se dirigindo para as tribunas de honra.

 

 

Na Praça dos Três Poderes outro PCTran fará o bloqueio do trânsito para a via N1, permitindo apenas o acesso dos ônibus de desembarque do pessoal que participará do desfile, até as 8h. Após esse horário o acesso de veículos coletivos de escolares à N1 também será bloqueado e o fluxo será canalizado para a via S2 e para o estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Viaturas e veículos autorizados que estiverem saindo da S1 para a S2 utilizarão o estacionamento do STF. Os túneis de acesso ao Itamaraty e à Catedral serão bloqueados entre 5h30 e meio-dia, e os veículos serão desviados para os estacionamentos dos anexos situados ao longo da S2.

 

Os agentes de trânsito também atuarão para coibir estacionamento em locais proibidos ou que prejudiquem a fluidez nas vias e a segurança nas proximidades do evento. Para isso serão disponibilizadas viaturas, guincho e empilhadeira durante toda a manhã de sábado.

 

O Detran sugere aos condutores que não estiverem indo ao desfile que evitem passar pelos anexos dos ministérios durante a manhã de sábado, pois o grande contingente de pessoas e a quantidade de trechos interditados podem gerar lentidão no trânsito.