Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/13 às 17h37 - Atualizado em 22/04/13 às 17h37

Comitê de Transporte do Recanto das Emas empossa seus membros

COMPARTILHAR

“Já houve até outras tentativas de melhorar o transporte público do Distrito Federal, mas o momento é agora. Esta é a melhor oportunidade que temos para mudar essa realidade que aí está e conquistarmos, finalmente, um transporte digno e com a qualidade que todos merecem”. Saudando a presença dos participantes, com essas palavras o administrador do Recanto das Emas, Sebastião Stenio Pinho, deu início à reunião de posse dos integrantes do Comitê de Transporte da região, ocorrida na última sexta-feira (19), na sede da Administração da cidade.

Também presente, o diretor-técnico da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Lúcio Lima, elogiou a participação e o interesse da comunidade local pelo tema. “A mobilidade urbana vem sendo discutida por todos os grandes centros urbanos do país e do mundo e, a exemplo da saúde e da segurança pública, deve ser tratada com prioridade”, acrescentou.

Após ouvir as demandas e sugestões, Lima explicou que, apesar de crítico, a melhora do quadro atual só se dará com a renovação da frota e a reprogramação das linhas, medidas que já estão em andamento. “Não basta ônibus novo, é preciso que essa mobilização garanta que, nunca mais, a situação chegará onde chegou”, enfatizou.

Já o representante da administração e vice-presidente do comitê local, Aristeu Luciano Filho, mostrou sua preocupação com a comunidade de Águas Quentes, pertencente à região. “O local ainda é muito mal servido pelo transporte público”, ressaltou.

Maior preparo e capacitação para os profissionais que servem ao sistema de transporte coletivo também estiveram entre a reivindicações levantadas. “Precisam ter mais respeito com os usuários, sobretudo com os idosos e portadores de necessidades especiais”, ponderou Genes Guedes, representante dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) no comitê. Deficiente visual, ele justificou sua preocupação ao relatar uma experiência por que passou, em que um motorista não permitiu sua subida pela dianteira, obrigando-o a entrar pela porta de trás.

Também participaram do encontro representantes da Regional de Ensino, do Centro de Referência e Assistência Social, dos rodoviários e outros líderes comunitários. As reuniões do comitê do Recanto das Emas ocorrem quinzenalmente. O próximo encontro está marcado para o dia 2 de maio.

 

Comitês de Transporte

Estabelecidos em parceria com as administrações regionais, os comitês de transporte foram instituídos pela Lei Distrital nº 239/1992 e são formados por representantes da comunidade – como estudantes, lideranças comunitárias, de comerciantes, da terceira idade, portadores de necessidades especiais e outros –, sendo presidido pelo administrador local.