Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/15 às 19h09 - Atualizado em 7/11/18 às 16h09

Cidadão participa da elaboração da Carta de Serviço da Mobilidade

COMPARTILHAR

Carlos Augusto, 27, estudante de pedagogia, morador da Estrutural participou esta semana da elaboração da Carta de Serviço ao Cidadão, como representante da comunidade e a convite da Secretaria de Mobilidade do DF. O estudante é daquelas pessoas que vai atrás de seus direitos. Por várias vezes ele encaminhou ao site da ouvidoria geral, manifestações sobre o descumprimento de horário nas linhas de ônibus que usa para ir de casa até a faculdade, em Águas Claras. Essa consciência da própria cidadania permitiu que a Ouvidoria Especializada da Mobilidade pudesse entrar em contato com a empresa de ônibus para buscar soluções. A empresa, por sua vez, destacou dois representantes para acompanhar e apurar o caso e está trabalhando nas providências.

A carta de serviço

Conforme a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal a Carta de Serviços ao Cidadão é o “Instrumento que orienta o cidadão a utilizar os serviços públicos ofertados. Com ela, você conhecerá os serviços prestados pela Controladoria-Geral do DF, para que servem, como utilizá-los e quais documentos são necessários. Tudo isso em detalhes. Esse documento é mais do que uma informação, é um compromisso com a excelência na prestação dos serviços públicos”.

Carlos soube aproveitar a oportunidade e exerceu seus direitos: “O cidadão tem deixar o senso-comum de que não adianta reclamar. As manifestações que fiz junto a ouvidoria, estão sendo gradativamente resolvidas. Não é o ideal ainda, mas percebo que a solução está a caminho”, disse satisfeito.