Governo do Distrito Federal
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20/04/15 às 20h01 - Atualizado em 7/11/18 às 16h09

De onde viemos e para onde vamos

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Em 1958, eram apenas 28,8 mil habitantes na área de 5.802 Km² onde seria inaugurada Brasília. Em 1960 a população de Brasília já era de aproximadamente 140 mil habitantes.

A primeira vocação está diretamente ligada a Mobilidade, mesmo que as conseqüências do automóvel ainda não tivessem sido despertadas. Trazer a capital para o centro era levar o desenvolvimento ao interior do Brasil ampliando a rede de cidades brasileiras para o interior.

O projeto de Lucio Costa foi o ponto de partida para os arranjos de mobilidade que se sucederam no Distrito Federal. Aplicada inicialmente ao Plano Piloto, partindo do cruzamento de dois grandes eixos viários, com faixas de tráfego rápido e sem interseções, destinado primordialmente ao transporte motorizado; a separação do tráfego motorizado do de pedestres; a setorização de usos, inexistindo o uso misto do solo; e a reserva de espaços generosos no centro da cidade destinados ao automóvel.

A estrutura que conectou Plano Piloto com novos núcleos satélites criados para abrigar a população que se fixava na cidade dispostos no entorno do núcleo original, foi dos primeiros trabalhos de adaptação que o Distrito Federal recebeu. Na proposta original a ampliação deveria ocorrer 20 anos após a inauguração da capital, ao se atingir os 500 mil habitantes previstos para ocupar o Plano Piloto. Entretanto, a necessidade de abrigar os operários que construíram a cidade (candangos) levou a Novacap a construir as chamadas cidades-satélite ainda em 1958.

De 1960 para cá, Brasília tem superado expectativas e estimativas. E assim chegamos aos 55 anos com uma população estimada de 2 milhões e 300 mil, com problemas de uma cidade que nasceu para ser planejada. Mas que teve que se adaptar aos anseios de quem a adotou, construiu suas bases, esparramou seus descendentes. Brasilenses que querem e merecem se locomover com segurança e usando as melhores opções possíveis.

Somos Brasília, Distrito Federal do Brasil. Conscientes que está na mão da população acompanhar, cobrar e suprimir os ranços de segregação socioespacial da população. Convictos que a missão que a Secretaria de Mobilidade, criada no ano que Brasília chega ao 55º aniversário é a de assegurar à população o acesso à cidade de forma integrada, com qualidade, sustentabilidade e justiça social.