Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/20 às 18h25 - Atualizado em 13/11/20 às 18h25

Brasília Vida Segura faz ação em bares do DF

COMPARTILHAR

Ação envolveu simulação de acidente e mostrou perigo de dirigir embriagado

 

A simulação de um acidente com vítima gravemente ferida e com socorro da equipe do Corpo de Bombeiros, realizada na noite de quinta-feira (12), foi a forma encontrada pelo Programa Brasília Vida Segura para orientar e conscientizar os frequentadores de bares sobre os perigos e consequências de dirigir alcoolizado. Após a simulação, a equipe mostrou aos motoristas a conta do quanto custa um acidente viário e o valor da vida.

 

A campanha é promovida pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, conjuntamente com o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, Casa Civil, AB INBEV Foundation, Cervejaria AMBEV e os parceiros técnicos, Grupo Tellus e Grupo Falconi.

 

Para esta ação o Programa contou com o envolvimento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o 11° Batalhão do Corpo de Bombeiros do Lago Sul, o 5° Batalhão do Polícia Militar do Distrito Federal, o Detran do Distrito Federal, a Cruz Vermelha no Distrito Federal, a maquiadora Fabiana Sena e o Oficina Bar, todos integrados na missão de salvar vidas.

 

Esta ação está sendo validada academicamente através dos resultados do piloto, com o apoio de pesquisadores da UnB Professora Doutora Michele Andrade e da Universidade de Chicago (EUA) James Fell, e deverá ser implementada em bairros e regiões com altos índices de acidentes envolvendo alcoolemia e regiões boêmias do Distrito Federal ao longo de 2021.

 

Foram conduzidas pesquisas com os frequentadores do bar antes e depois da ação e os resultados mostraram que 94% dos frequentadores se sentiram impactados pela ação e aproximadamente 80% aprovam ações desse tipo em ambientes de bar como forma de conscientização.