Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/19 às 17h26 - Atualizado em 7/10/19 às 15h52

Brasília Vida Segura

COMPARTILHAR

 

 

 

Sobre o Programa

O Brasília Vida Segura é um programa executado pelo Governo do Distrito Federal com três principais focos de atuação: segurança viária, educação e saúde. Respaldado por pesquisas e embasamento acadêmico científico, o programa faz parte de uma iniciativa global baseada na cooperação entre os setores público e privado.

 

Fruto de um Acordo de Cooperação com o Instituto Tellus, o programa é estruturado em diretrizes de sustentabilidade e consumo inteligente. Dentre um total de 6 localidades no mundo, o Distrito Federal foi a única cidade da América do Sul escolhida para fazer parte do programa global.

 

As frentes de atuação têm como origem a proposta de reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas de acordo com as metas e diretrizes da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde.

 

O Pilar de Segurança Viária

O pilar de Segurança Viária nasceu inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária, período de 2011 a 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para a questão da violência no trânsito.

 

Com o objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Distrito Federal, essa frente apoia os órgãos do Distrito Federal nas ações voltadas para engenharia, educação e segurança no trânsito, bem como na gestão de respostas à acidentes.

 

Por meio do Comitê de Segurança Viária, liderado pela Secretaria de Mobilidade e composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, DETRAN, DER, DNIT, Corpo de Bombeiros, SAMU, NOVACAP e Secretaria de Saúde, inúmeras medidas já foram adotadas para reduzir a mortalidade no trânsito e garantir resultados expressivos para a sociedade.