Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/19 às 17h36 - Atualizado em 21/08/19 às 11h53

Secretário defende investimentos no transporte coletivo

Afirmação foi feita na abertura de seminário da NTU, onde técnicos da Semob também marcam presença

 

Brasília (20/8/2019) – O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, defendeu a aplicação de investimentos no sistema de transporte público coletivo para torná-lo mais atrativo à população. A afirmação foi feita na abertura do Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que neste ano traz como tema a Inovação e Reinvenção: o futuro do transporte público na perspectiva da sociedade. O evento ocorre entre os dias 20 e 21 de agosto, no Setor de Hotéis e Turismo Norte.

Imagem: NTU

 

“O GDF tem tido diversas conversas com a NTU, assim como com outras entidades, para mudar as características do transporte coletivo local. Temos que investir em infraestrutura, criação de faixas exclusivas, aperfeiçoar tarifas técnicas, além de colocar ônibus com melhor qualidade e quantidade para que sejam atrativos à população”, disse.

 

Além do secretário, técnicos da Semob também participaram do evento, cujo objetivo é elaborar propostas para a superação dos desafios estruturais que impedem a oferta de serviços de qualidade, dando destaque para a adoção de soluções inovadoras, voltadas para elevar a operação das redes de transporte a um novo patamar de excelência e eficiência.

 

Ainda na abertura, o presidente da ANTU, Otávio Filho, ressaltou que o investimento em inovações no transporte público coletivo deve ser prioridade. “As soluções do transporte individual só trazem mais entraves para as cidades. Nossa expectativa é abrir discussão ampla da necessidade de reinventar o serviço coletivo”, ponderou.

 

Já Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), destacou a importância de tornar as informações mais acessíveis aos passageiros. “ Temos que trabalhar com a sociedade para que ela entenda as soluções que estamos buscando”, finalizou.

 

Sistema

O Sistema de Transporte Público Coletivo local possui uma frota de 2,8 mil ônibus, entre básicos, articulados, padrons e miniônibus. Ao todo, são cerca de 900 linhas que atendem a todas as regiões administrativas do DF.