Valor de R$ 6 milhões era referente ao exercício de 2014. Ligação Estrutural/Guará ainda está comprometida, e empresa MCS tem até sexta-feira (19) para se manifestar
O governo terminou de pagar hoje (18) os R$ 6 milhões que ainda devia às seis cooperativas de transporte público que circulam em áreas urbanas do DF. O valor, repassado desde ontem, era referente a passagens de Passe Livre Estudantil e Portadores de Necessidades Especiais ainda de 2014.
Com isso, o governo deixa de ter dívidas com as cooperativas. Em 2015, os pagamentos estão em dia. As empresas são: MCS Locação, Cootransp, Cootarde, Coobrataete, Coopertran e Coopatag.
Paralisação
Segundo a Secretaria de Mobilidade, as 15 linhas operadas pela MCS não circulam desde 28 de maio. A alegação dos 242 funcionários que paralisaram o serviço é que os salários estão atrasados desde março. Cerca de 15 mil pessoas ficaram sem ônibus.
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) notificou a MCS, que tem até sexta-feira (19) para se manifestar. Caso a empresa não volte a funcionar, a São José ou a Marechal poderão, de forma emergencial, atender às linhas que ligam a Estrutural ao Guará.
Também operado pela MCS — que corre risco de perder a permissão —, o transporte que roda no Recanto das Emas e no Riacho Fundo II poderá ser transferido para a Urbi.
Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília, 18 de junho de 2015 – 17:42