Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/13 às 20h13 - Atualizado em 3/12/13 às 20h13

Unidade Móvel participa de recadastramento do Cartão Especial

A unidade itinerante do Transporte Urbano do Distrito Federal – o DFTrans Móvel – participa, desde segunda-feira (2),  da ação de recadastramento dos beneficiários do Cartão Especial, que garante às Pessoas Com Deficiência (PCD) a gratuidade no transporte público coletivo.

Posicionado atrás da Estação 114 Sul do Metrô, onde normalmente é prestado o serviço a esse público, o veículo do DFTrans está dando suporte no atendimento às solicitações da 2ª via do cartão, necessária àqueles que tiveram identificada alguma pendência no processo de cadastramento.

Os usuários podem procurar a unidade até esta quinta (5), das 8h às 17h.

Recadastramento – Cerca de 7 mil unidades do Cartão Especial tiveram recentemente sua validação suspensa por diversas razões: prazo de validade vencido, problema com o CPF, falta de documentos, além da ausência de cadastro junto à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), responsável pela análise dos documentos.

De acordo com o coordenador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans), Valdenor Moreira, o passo inicial para resolver o problema é procurar o posto da Sejus, localizado na Estação 114 Sul do metrô, para levantar a pendência e os documentos necessários para sua resolução.

“Depois, é só se dirigir à unidade do DFTrans, logo ao lado, ou à unidade móvel, atrás da Estação do metrô, onde estamos para desafogar o atendimento a esses cidadãos interessados”, esclarece.

Até hoje, já foram emitidos 77 mil cartões para os PCDs, dos quais 51 mil com direito a acompanhante. Os beneficiados sem companhia têm direito a oito viagens por dia, e os acompanhados, a 16 viagens. 

 

Segundo o encarregado geral de atendimento ao PCD do SBA/DFTrans, Sirlei de Campos, entre as medidas da política de maior atenção a esse segmento está a busca por filtrar os usuários que realmente precisam e podem dispor do benefício da gratuidade. “Concedidos a quem de direito, mais cidadãos podem ser contemplados”, completa Campos.

 

Serviço

DFTrans Móvel: Recadastramento/emissão da 2ª via do Cartão Especial (PCD)

Local: Estacionamento da Estação 114 Sul do metrô

Data: De 2/12 a 5/12

Horário: Das 8h às 17h