Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/04/15 às 18h39 - Atualizado em 19/09/19 às 15h48

Cobrança de tarifa no Expresso Sul começa a valer nesta sexta-feira (3)

Começa nesta sexta-feira (3) a cobrança de tarifa no Expresso Sul no valor de R$ 3. Nas linhas expressas, o valor só poderá ser pago por meio dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática. Por causa do feriado, até domingo (5) as bilheterias funcionarão em horários especiais. Nos terminais de Santa Maria e do Gama, elas abrirão das 5 às 19 horas, e a unidade móvel atenderá no terminal sul de Santa Maria (Quadra 401) no mesmo horário. Já nas estações Caub, Periquito, Park Way e Santos Dumont, o usuário será atendido das 6 às 18 horas.

No posto da Gerência de Relações Comunitárias (GRC/DFTrans) que fica no térreo da Rodoviária do Plano Piloto também vai ser possível adquirir o Bilhete Único. A unidade vai funcionar na sexta, no sábado e no domingo, das 8h às 18h. 

Na Rodoviária do Plano Piloto, haverá uma equipe do Transporte Urbano do DF (DFTrans), das 6 às 23 horas, orientando a população nas duas plataformas. O mesmo ocorrerá nos terminais do Expresso Sul do Gama e de Santa Maria.

Vale lembrar que os postos do Sistema de Bilhetagem Automática reabrirão em período integral só na segunda-feira (6). Nas bilheterias dos terminais, é possível comprar e recarregar o Bilhete Único e fazer a recarga dos Cartões Cidadão e Vale-Transporte. Já nas estações, é possível fazer somente a recarga do Bilhete Único.

Cobrança
De acordo com o DFTrans, a partir de amanhã (3), o dinheiro será aceito apenas nas linhas paradoras. Será assim pelo menos até 10 de abril, prazo prorrogável pelo mesmo período, caso o órgão ache necessário. O acesso aos terminais e às estações do Expresso Sul só se dará através das catracas. Seguranças e funcionários estarão próximo às entradas das estações e dos terminais para orientar o usuário.

O serviço liga as regiões administrativas do Gama, do Park Way e de Santa Maria ao Plano Piloto. A integração continuará valendo. Assim, para se locomover entre uma dessas três localidades e o Plano Piloto, os passageiros pagarão apenas uma passagem, mesmo que necessitem utilizar outros transportes para chegar aos terminais.

Para o estudante, o acesso será feito de forma normal — utilizando o Passe Livre Estudantil, mesmo que as linhas ainda não tenham sido cadastradas pelo estudante ou responsável em um posto do Sistema de Bilhetagem Automática No entanto, essa medida vale apenas para o início da operação. Portanto, é importante que o cadastramento seja providenciado o mais rápido possível.

Campanha
Como forma de orientar e conscientizar a população no embarque e desembarque nos terminais e nas estações do Expresso Sul, o DFTrans lançou uma campanha nessa quarta-feira (1º). O objetivo é sensibilizar o usuário a seguir algumas regras básicas de cidadania, como aguardar o desembarque antes de embarcar; respeitar as filas e as prioridades no embarque (idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo); e não cometer atos de vandalismo, como depredar ônibus, estações e terminais.

Mais de 70 servidores do órgão estarão nos terminais e nas estações, distribuindo cartazes e panfletos que chamam a atenção para essas pequenas atitudes que resultam em uma operação mais segura, confortável e ágil. “Estamos trabalhando para uma operação segura, com respeito às pessoas com dificuldades de acesso. É uma questão de cidadania, educação e respeito ao patrimônio que é de todos nós”, reforça o diretor-geral do DFTrans, Clóvis Barbará.

Fonte: Agência Brasília

Governo do Distrito Federal