Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/13 às 20h53 - Atualizado em 30/04/13 às 20h53

Transporte público é tema de audiência

COMPARTILHAR

O transporte público esteve em discussão no plenário da Câmara Legislativa nesta segunda-feira (29). A campanha Transporte 24h – que propõe incremento da frota à noite – foi tema de audiência pública, onde participaram usuários, parlamentares e autoridades do GDF. A representante da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) no encontro, Meiriene Rios, destacou que a renovação da frota vai proporcionar aumento significativo da oferta de ônibus no período noturno. 

O diretor-geral da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, defendeu o pleito da comunidade. “Já criamos um grupo para identificar essa demanda, que é crescente. Mas que não deverá ser atendida agora. Esperamos ter condição de colocar uma frota maior nas ruas, após a substituição do sistema velho, que está sendo substituído por um novo, por meio de licitação”, destacou Campanella.  

Hoje, são 15 linhas que fazem o Corujão – que são aquelas que circulam entre meia-noite e 6h. De acordo com Campanella, muitas operadoras que atuam no DF estão funcionando no limite e, muitas vezes, não respeitam os horários determinados, principalmente à noite. “Nos novos veículos, deveremos implantar o GPS, o que tornará a fiscalização mais eficiente”, adianta.

Ainda segundo o diretor, com a renovação será mais fácil para os operadores retirarem ou acrescentarem veículos para atender à demanda. “No entanto, é possível que o serviço adicional represente um custo, seja para o usuário ou para os cofres do governo. Isso terá impacto sobre a tarifa técnica e a sociedade tem que ter consciência desse fato”, analisou.

Panorama

Na semana passada, uma audiência pública também discutiu o transporte público no DF na Câmara Legislativa. Os participantes da reunião destacaram o fortalecimento da DFTrans e fizeram o balanço das atividades da autarquia nos últimos anos, além de traçar metas para o futuro.