Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/14 às 20h02 - Atualizado em 10/03/14 às 20h02

Rodoviários iniciam curso de idiomas para a Copa do Mundo

COMPARTILHAR

As aulas do curso de idiomas para os rodoviários da nova frota tiveram início nesta segunda-feira (10), no campus da Asa Norte do Instituto Federal de Brasília (IFB). Estão inscritos 240 profissionais, que devem atuar em linhas especiais para atender os turistas que visitarão a cidade durante a Copa do Mundo. 

 “Essa é uma demonstração de que pretendemos, cada vez mais, prestar um serviço de melhor qualidade aos usuários”, enfatizou o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, na aula inaugural do curso.  

A cobradora da empresa Pioneira, Lindaura Cardoso, de 42 anos, terá pela primeira vez contato com a língua inglesa. “Estou ansiosa. Quero aprender o máximo possível”, promete.  “Espero adquirir mais conhecimento no curso de inglês para que, na copa, converse 100% com os passageiros de fora”, diz o motorista Osmar Rodrigues, que trabalha na Piracicabana. 

Já o motorista João Cardoso, de 62 anos, optou pelo idioma espanhol. “Creio que poderei me comunicar com várias pessoas. Por isso, vou me aperfeiçoar”, conta.

Parceria – A previsão é de que os cursos nas línguas inglesa ou espanhola, que têm 205 horas/aula e o reconhecimento do Ministério da Educação, durem até o final de maio. As aulas, ministradas no campus do IFB da 610 Norte, acontecem de segunda a sexta-feira em três turnos – pela manhã (8h a 11h40), tarde (14h a 17h40) ou noite (19h a 22h40).

As aulas são resultado de parceria entre o DFTrans, o Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo do DF e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Em 2013, foi realizado curso semelhante para os prepostos do sistema. “Na ocasião, mais de 350 motoristas e cobradores fizeram a inscrição para frequentar as aulas”, lembra o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.