Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/15 às 17h24 - Atualizado em 19/09/19 às 15h48

Quem tem crédito nos cartões de bilhetagem ainda pagará preço antigo de passagem

COMPARTILHAR

 




O valor antigo das passagens de ônibus, reajustado a partir deste domingo (20), continuará a ser debitado nos cartões Vale-Transporte e Cidadão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) até 20 de outubro, apesar do aumento das tarifas do sistema de transporte coletivo de Brasília. A regra refere-se a créditos adquiridos até sábado (19).

“Todos os cartões do transporte público coletivo do DF vão continuar com o valor antigo da passagem, já que os créditos valem até o dia 20 de outubro, seguindo determinação do governador. Isso vai garantir o poder de compra do passageiro”, acrescenta o diretor-geral do DFTrans, Leo Carlos Cruz.

Ajuste – Os usuários que adquiriram créditos antes do reajuste e utilizam as tarifas Urbana 1 e 3 ou Metropolitana 1 e 2 para realizar a integração podem visualizar nos validadores um desconto menor no preço das tarifas nos próximos dias. “Isso não significa que haverá saldo de créditos. O sistema já está sendo ajustado para que o passageiro possa verificar o valor correto ao realizar a integração no valor antigo, que é de R$ 3”, explica Cruz.     

A mudança no valor das passagens foi uma das medidas tomadas na semana passada pelo governo de Brasília para ajudar a recuperar a saúde financeira do Distrito Federal. As tarifas de ônibus são as mesmas desde janeiro de 2006. De lá até setembro de 2015, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 71,44%. As despesas do governo com subsídio às empresas são de aproximadamente R$ 40 milhões por mês.

Com informações da Agência Brasília