Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/15 às 17h33 - Atualizado em 7/11/18 às 16h09

Por um trânsito mais seguro e tranquilo!

COMPARTILHAR

O Secretário de Mobilidade Carlos Tomé, foi mediador, na manhã desta quinta-feira do debate “As cidades e a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU – resultados e desafios”. O evento faz parte do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável realizado em Brasília de 07 a 09 de abril.

A mesa que avaliou as causas de morte no trânsito e como diminuir o número de vítimas contou com a participação de três palestrantes: Luiz Carlos Mantovani (superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP), Paulo Carvalho (especialista líder em Transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), José Ramalho (diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária).

O Brasil assumiu com a Organização das Nações Unidas (ONU) a meta de reduzir, no mínimo, 50% do número de vítimas no trânsito até 2020. Sobre o assunto, Luiz Mantovani citou os atuais quatro fatores de risco que aumentam o número de acidentes: velocidade, álcool, ultrapassagem e avanço de sinal. Uma das soluções propostas pelo superintendente é a redução da velocidade das vias urbanas.

“Para garantir a segurança no trânsito, precisamos melhorar a qualidade de três coisas: dos veículos, das vias e dos condutores – incluindo os pedestres, os motoristas e os ciclistas”, defendeu o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé.