Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/16 às 18h20 - Atualizado em 19/09/19 às 15h48

Pendências com o Passe Livre Estudantil ainda podem ser resolvidas

COMPARTILHAR







O cadastramento eletrônico para o Passe Livre Estudantil, encerrado às 23h59 dessa sexta-feira (1º), recebeu 227.171 pedidos de alunos das redes pública e privada de ensino para liberação do benefício. Desses, 47.487 já foram aprovados e 23.753 apresentaram pendências. Estas são informadas por e-mail pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ou podem ser verificadas na seção Acompanhe seu Cadastro do site www.passelivreestudantil.df.gov.br. A autarquia recomenda ficar atento ao endereço eletrônico informado e à caixa de spam (onde chegam mensagens sem o consentimento do destinatário).

A situação cadastral é informada em até 20 dias úteis depois da análise, por ordem de chegada, dos formulários preenchidos. Aqueles que tiverem o pedido rejeitado também terão 20 dias úteis para fazer as devidas correções, a contar do recebimento do comunicado da autarquia. A avaliação dos dados é feita por 50 funcionários de empresas prestadoras de serviço de transporte público. Quem perdeu o prazo do cadastramento precisará aguardar a próxima oportunidade, prevista para o segundo semestre.

Entrega dos cartões
Alunos com o cadastro aprovado e que ainda não têm o cartão — ou solicitaram segunda via — devem buscá-lo no posto do DFTrans da Rodoviária do Plano Piloto. O dia e o horário para retirada são marcados e informados por e-mail. É necessário levar CPF e documento com foto. Responsáveis por menores de 18 anos podem pegar o cartão, desde que comprovem o parentesco com o beneficiado. Segundo a autarquia, a média de espera tem sido de, no máximo, 15 minutos. Quem já usava o cartão não precisa de um novo. 

Os estudantes que têm o passe livre e se recadastraram continuam com os acessos liberados nas catracas dos ônibus, mesmo que ainda não tenham recebido o resultado da análise do cadastro. Porém, a validade deve respeitar o limite legal de 54 viagens por linha.