Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/13 às 20h51 - Atualizado em 3/10/13 às 20h51

Paranoá e Itapoã têm frota de ônibus 100% renovada

COMPARTILHAR

A frota de ônibus do Paranoá e do Itapoã estará 100% renovada a partir deste sábado (5), quando 23 coletivos zero quilômetro da Pioneira vão se somar aos 90 que já atendem às duas regiões administrativas.

“Com essa entrega, já são 193 novos veículos – do total de 640 – circulando pela Bacia 2. E no DF, ao todo, são 309 carros da nova frota”, lembra o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.

Os outros 447 ônibus da área 2 serão distribuídos nas regiões do Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, Gama e São Sebastião – sendo que esta última já recebeu 80 novos veículos.

Os carros da Pioneira têm a cor amarela e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, itinerários eletrônicos, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens.

Bacias – Os veículos da frota nova também já rodam no Recanto das Emas (área 3), onde a população recebeu 66 carros, e na Estrutural (área 5), na qual 50 coletivos zero quilômetro começaram a circular – o que representou 100% de renovação na cidade. 

Nesses novos ônibus os usuários podem, em um período de duas horas, fazer até três viagens pagando apenas uma passagem, além disso, o sistema permite a integração com os coletivos da TCB e com o metrô.

Segundo o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima, todos os carros zero quilômetro que entraram em circulação apenas substituíram os antigos. “As linhas, os horários e os itinerários ainda continuam os mesmos. As mudanças ocorrerão somente quando os coletivos novos chegarem a todas as bacias”, adianta.

O DF foi dividido em cinco áreas, e em cada uma delas vai atuar uma empresa diferente. Ao todo, serão aproximadamente 3 mil novos ônibus, o que representará uma renovação completa do sistema – ficando de fora apenas os micro-ônibus das cooperativas que possuem contratos vigentes com o GDF.