Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/14 às 14h10 - Atualizado em 9/04/14 às 14h10

Projeto “Cultura no Ônibus” é destaque no curso Gentileza Urbana

COMPARTILHAR

Na manhã dessa terça-feira (8), o cobrador de ônibus Antonio da Conceição Ferreira foi o palestrante do curso Gentileza Urbana, que acontece todas as terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, na Escola de Trânsito do Detran, situada na 706 Sul. Conhecido como”Antonio do Livro”, ele é o mentor do projeto Cultura no Ônibus.

Segundo o cobrador, o projeto tem por objetivo melhorar a relação entre os usuários e os profissionais do transporte público coletivo. Antonio relata que, por receio de se expressar com os usuários, ele passava a maior parte do tempo da viagem calado. “Eu ficava constrangido em conversar com os passageiros, e só abria a boca para responder o que me perguntavam”, declarou.

Querendo mudar essa realidade e evitar, também, que seu filho passasse pela mesma situação, Antonio do Livro – como ficou conhecido entre os passageiros e amigos – criou o projeto que, discretamente, começou fazendo uso de uma caixa de papelão, passando, logo depois, a utilizar uma estante para expor os livros nos coletivos. Antonio destaca que, logo após criar o projeto, sentiu-se também motivado a voltar a estudar e pensa, num futuro breve, em fazer uma graduação.

Projeto – Atualmente, os livros ficam disponibilizados numa estante dentro dos ônibus, e o usuário pode pegar qualquer um deles a seu gosto. No entanto, Antonio recorda que, “de início, tínhamos um sistema de cadastro, com mais de 4 mil passageiros cadastrados. Mas depois, para facilitar para os usuários, abolimos esse sistema e, hoje, o empréstimo dos livros se dá livremente”. 

Satisfeito, Antonio do Livro relatou ao público participante do curso Gentileza Urbana –formado por motoristas e cobradores – que a relação com os usuários, após a implantação do projeto, teve uma melhora considerável.

Ao final, o palestrante fez questão de lembrar a plateia de que os interessados em ajudar, doando livros para o projeto, podem ligar e falar diretamente com ele, por meio do número 9195-5023. 

Calendário – Na próxima terça-feira (15), o curso Gentileza Urbana terá como palestrantes cinco membros do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped). Por meio de dinâmicas utilizando cadeiras de rodas e vendas nos olhos, os convidados pretendem sensibilizar motoristas e cobradores para a realidade vivida pelos deficientes, em especial, por aqueles que fazem uso do transporte público coletivo.