Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/20 às 16h52 - Atualizado em 7/04/20 às 17h26

Operação de limpeza dos abrigos começou nesta terça-feira (07)

COMPARTILHAR

Só no primeiro dia, mais de 90 paradas  já foram higienizadas. A intenção é evitar a propagação do mosquito da dengue

 

 

 

A primeira fase da operação teve início na região norte do DF. A Fercal foi a primeira cidade atendida pela operação. Os 22 abrigos que existem no local foram limpos pela manhã. A equipe de higienização também visitou, ao longo do dia, 50 paradas de ônibus em Sobradinho I e II, e 20 pontos em Planaltina. Ao todo, são 92 que já estão higienizados.

 

A Secretaria de Transporte e Mobilidade contratou uma empresa, por dispensa de licitação, para fazer o serviço emergencial de higienização nas lajes de 660 pontos de ônibus para evitar o foco do mosquito da dengue. O processo de limpeza está divido em três fases com prazo de 45 dias.

 

O serviço será realizado nas 26 regiões administrativas que possuem abrigos de concreto do Tipo C. Essas estruturas facilitam o acúmulo de lixo e de água na parte superior. O GDF investiu R$ 200 mil na operação para evitar a proliferação do mosquito.

 

A operação de limpeza foi montada para lugares com maior índice de incidência de casos de dengue, conforme os dados da Secretaria de Saúde do DF.

 

“A operação deve durar quase dois meses. A nossa expectativa é atendermos cerca de 60 abrigos diariamente. Acreditamos que terminaremos a limpeza antes do prazo”, avalia José Xavier, Executor do Contrato.

 

Os moradores da região, que acompanharem de perto a operação, aprovaram a iniciativa do GDF.

 

“ É fundamental a limpeza nos abrigos, agora podemos sentar nas paradas que antes estavam sujas. Isso nos traz segurança. Parabéns pela iniciativa”, afirmou Jean Carlos Dutra, vigilante.

 

“Ficou ótima a limpeza. Parabéns pela iniciativa! As paradas estavam muito sujas”, destacou Aglaildo Queiroz, autônomo.

 

De acordo com o cronograma de limpeza, as regiões Sul e Leste do DF ainda serão atendidas nesta semana. As demais devem ser higienizadas até o mês de junho.

 

Região Sul:

 

Gama

 

Santa Maria

 

Leste:

 

São Sebastião

 

Itapoã

 

Paranoá

 

Lago Sul

 

Jardim Botânico

 

Oeste:

 

Brazlândia

 

Ceilândia

 

Sudoeste

 

Vicente Pires

 

Taguatinga

 

Samambaia

 

Recanto das Emas

 

Águas Claras

 

Centro Sul

 

Guará

 

Candangolândia

 

Núcleo Bandeirante

 

Riacho Fundo I

 

Riacho Fundo II

 

SIA

 

Estrutural

 

Park Way