Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/14 às 20h50 - Atualizado em 10/04/14 às 20h50

GMOP faz operação na Rodoviária do Plano Piloto

COMPARTILHAR

O Grupo Especial de Monitoramento Operacional (GMOP) realizou, nesta quinta-feira (10), operação na Rodoviária do Plano Piloto para verificar itens de acessibilidade nos ônibus da nova frota.

“A ação visa garantir a qualidade dos serviços do Sistema de Transporte Público Coletivo para monitorar e supervisionar o deslocamento seguro dos passageiros”, explica a diretora-geral interina do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Fátima Zanon.

Além de vistoriar os veículos, os integrantes do GMOP orientaram motoristas e cobradores sobre a importância de manterem-se atentos à utilização dos elevadores, atendendo prontamente aos usuários.

“Esse trabalho é essencial para garantir o nosso direito de ir e vir”, ressaltou o usuário Reginaldo Celestino, de 34 anos, que é cadeirante e morador de Taguatinga.

“Só o monitoramento eficaz e constante pode mudar o quadro do transporte público após a implantação da nova frota”, lembra Antônio Bezerra Rego, um dos integrantes do GMOP.

Monitoramento – O grupo é formado por servidores de carreira do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Os integrantes atuam no monitoramento e supervisão operacional da acessibilidade e da segurança dos usuários no serviço de transporte público coletivo de passageiros.

A equipe do GMOP utiliza indicadores para monitorar a qualidade e a segurança, tais como acidentes com passageiros e de veículos; frequência e quantidade de coletivos defeituosos; cumprimento das viagens programadas; regularidade nos intervalos entre as partidas realizadas; cumprimento da oferta de veículos; e o tempo médio de viagem.