Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/19 às 20h50 - Atualizado em 23/08/19 às 21h45

Faixa exclusiva da EPNB será estendida a partir de segunda- feira (26)

COMPARTILHAR

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) irão estender a faixa exclusiva para ônibus, taxi e transporte escolar em dias úteis da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075) a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (26). A alteração será nos dois sentidos (Núcleo Bandeirante/Samambaia e Samambaia/Núcleo Bandeirante).

 

A reativação de aproximadamente 3 km no final da faixa no sentido crescente (Samambaia/ BR-060) foi definido após análise da engenharia de trânsito, que considerou viável a reativação e constatou que a ação irá beneficiar os usuários de transporte coletivo.

 

Diariamente, os coletivos passam 1.063 vezes pelas faixas exclusivas da EPNB. Eles transportam 174.503 pessoas, o que representa 60% dos usuários da via. Com a extensão da faixa, as viagens serão até 16 minutos mais rápidas.

 

Durante os primeiros 30 dias da mudança a ação será apenas educativa e não haverá autuação aos motoristas de veículos leves especificamente neste trecho. Após esses 30 dias, os condutores que não respeitarem a faixa exclusiva também neste novo trecho poderão ser autuados.