Governo do Distrito Federal
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6/05/14 às 19h43 - Atualizado em 6/05/14 às 19h43

DFTrans inicia hoje (6) segunda turma do Programa Gentileza Urbana

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O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) iniciou nesta terça-feira (6) sua segunda turma do Programa Gentileza Urbana. O curso, ministrado por servidores de carreira da autarquia, tem 18 horas/aula e acontece às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h, na Escola de Trânsito do Detran/DF. Ao todo, até outubro, pelo menos 500 rodoviários terão passado por esse treinamento.    

O programa, que formou a sua primeira turma no dia 24 de abril passado, teve grande repercussão e efeitos no dia a dia dos rodoviários e usuários do transporte público. “Vocês serão os primeiros multiplicadores do novo sistema de transporte público que queremos para o Distrito Federal”, destaca o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.    

O curso, que visa melhorar e aperfeiçoar a relação de motoristas e cobradores com os usuários, iniciou sua segunda turma com cerca de 70 rodoviários. Os profissionais do transporte terão aulas sobre cidadania no trânsito, direção defensiva, direitos e deveres dos usuários, além de outros tópicos relacionados ao tema.    

Durante a aula, foram distribuídos diversos materiais para os rodoviários. Para Rômulo Felix, que trabalha no sistema de transporte há cerca de 7 anos, a ideia do programa é positiva. “Só tenho a aprender com esse curso. E vou levar o que for passado aqui para o meu dia a dia no trabalho” relata o cobrador.   

A diretora-geral interina da autarquia, Fátima Zanon, parabenizou a iniciativa dos profissionais e o trabalho desenvolvido junto aos cobradores e motoristas, destacando que há ainda muita coisa a ser feita no transporte público coletivo do DF. “É apenas um começo, mas um passo fundamental, que devemos estender a todos os rodoviários”, propõe.  

Capacitação

O programa Gentileza Urbana – além de reciclar e capacitar motoristas e cobradores – traz também uma campanha educativa para os usuários. Cartazes e folders foram distribuídos em terminais, escolas e administrações regionais. Conservar os coletivos, respeitar as filas, usar adequadamente o cartão do SBA, bem como respeitar os assentos preferenciais são algumas das mensagens transmitidas no material.