Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/13 às 19h32 - Atualizado em 24/05/13 às 19h32

Cruzeiro instala Comitê de Transporte

COMPARTILHAR

 Os moradores do Cruzeiro contam agora com um canal de diálogo para levar aos gestores do transporte público coletivo do Distrito Federal suas reivindicações, visando à melhoria do transporte em sua região. Foi realizada nesta quinta-feira (23) a reunião que marcou a instalação do Comitê de Transporte da cidade e a posse dos seus membros.

 O encontro aconteceu no Centro Educacional 02 do Cruzeiro Velho e reuniu representantes da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), da Administração Regional, dos comerciantes, da terceira idade, estudantes, servidores públicos, movimento cultural e outros.

Falando em nome do administrador, a diretora de Serviços Públicos da Administração Regional, Darli Máximo, abriu os trabalhos salientando a importância do comitê e da participação de todos para o sucesso da ação. “Essa presença estimulará a cobrança e fiscalização das políticas de transporte local”, ponderou.

A representante da DFTrans, Márcia Monteiro, lembrou que os comitês já formados em outras regiões foram atuantes e tiveram participação na definição, por exemplo, da localização dos novos abrigos de ônibus recentemente instalados pela autarquia em diversas cidades do DF.

A presidente da Associação de Moradores da Quadra 12, Maria de Deus Faria, sugeriu que as linhas e seus itinerários fossem afixados nas paradas de ônibus e reivindicou mais ônibus com destino à Universidade de Brasília (UnB). “Muitos saem da universidade ao meio dia e só chegam em casa depois das 15h”, justificou.

Já Fernanda Lage, representante da administração no comitê, solicitou a revitalização e iluminação mais adequada das faixas de pedestre, bem como o treinamento e capacitação dos motoristas e cobradores.

Os usuários da terceira idade também tiveram voz na reunião, pela palavra do representante Elmo Fernandes, que cobrou, entre outras coisas, mais fiscalização no cumprimento dos itinerários e conservação dos ônibus.

Comitês de Transporte

Estabelecidos em parceria com as administrações regionais, os comitês de transporte foram instituídos pela Lei Distrital nº 239/1992 e são formados por representantes da comunidade – como estudantes, lideranças comunitárias, de comerciantes, da terceira idade, portadores de necessidades especiais e outros –, sendo presidido pelo administrador local.