Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/15 às 18h00 - Atualizado em 7/11/18 às 16h34

Comunidade Rural de Planaltina ganha mais uma linha de ônibus

COMPARTILHAR

Ação tem objetivo de recuperar sistema de transporte da região

(Com informações da TCB)

(Brasília, 5/6/2015) – A partir desta segunda-feira (8), a comunidade rural de Planaltina passará a ser atendida por mais uma linha operada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). Serão beneficiados os moradores do núcleo rural Rajadinha, Colônia Agrícola Suçuarana e Buriti Vermelho. A linha 628.2 fará o itinerário Circular Planaltina (via Rajadinha/Buriti Vermelho), de segunda a sábado, nos horários das 5h30 e 16 horas com tarifa de R$ 3,00. A linha atende uma antiga reivindicação da comunidade.

Essa é a quarta linha implantada em menos de um mês, de forma emergencial, para ajudar na recuperação do sistema de transporte rural da região. A medida faz parte de ações adotadas pelo governo para não deixar a comunidade rural desassistida. As primeiras comunidades atendidas foram as de Planaltina e do Paranoá. “Começamos a operar com três linhas emergenciais no final do mês passado e agora acrescentamos mais uma em Planaltina. Ajustamos também os horários da melhor forma para atender a população da região”, explicou o presidente da TCB, Jean Marcel Fernandes.

A Secretaria de Mobilidade pretende regularizar e normalizar o transporte rural do DF ainda este ano. Atualmente são 97 linhas cadastradas no Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Por meio de um grupo de trabalho formado pelas Secretarias de Mobilidade e de Agricultura, além do DFTrans e da TCB, está sendo realizado um diagnóstico sobre o sistema e estudadas medidas para recuperar as linhas, a maioria abandonada pelos permissionários.

Conforme o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, da Secretaria de Mobilidade, Leandro Freitas Couto, informou, muitas linhas foram criadas na década de 1990 e podem ser absorvidas por operadoras do transporte básico que atendem as áreas urbanas. Após o balanço dos contratos e da demanda do transporte rural, a pasta vai definir o novo modelo do sistema e abrir licitação para o serviço.

Itinerários das linhas:
190.2 – Circular Paranoá/Jardim II (via Três Conquistas/Café sem Troco/Capão Seco/Lamarã)
Horário: 6h/16h15

612.1 – Circular Planaltina/Colônia Agrícola São José (via Núcleo Rural alto do Santos Dumont)
Horário: 5h20/16 horas

610.2 – Circular Planaltina/Buriti Vermelho (Via Tabatinga/Rio Preto)
Horário: 5h45/16 horas

628.2 – Circular Planaltina (via Rajadinha/Buriti Vermelho)
Horário: 5h30/16 horas

Tarifa: R$ 3,00