Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/13 às 20h27 - Atualizado em 17/04/13 às 20h27

Comitê de Transporte se reúne em Águas Claras

COMPARTILHAR

Foi realizada nesta terça-feira (16), na sede da Administração Regional, a reunião do Comitê de Transporte de Águas Claras. Contando com a participação de representantes do Areal, Arniqueiras e Veredas, localizadas na mesma região administrativa, o encontro teve início com a palavra da representante da DFTrans, Dayse Freitas, que fez um balanço das demandas apresentadas na reunião passada, além de colher as novas reivindicações e sugestões dos presentes.

Representando os servidores públicos, Alfredo Alencastro levantou a possibilidade de construção de um terminal rodoviário na região, já sugerindo, inclusive, um terreno localizado no Areal para a finalidade, “que atenderia, também, a área de Taguatinga”.

A integração, com o Metrô, dos ônibus que servem à região foi proposta pela prefeita comunitária do Areal, Marly Ferreira, que sugeriu ainda a construção de abrigos mais adequados ao local, uma vez que alguns deixaram de ser instalados por falta de espaço conveniente.

Já o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac), José Maurício, questionou o fato de os ônibus continuarem parando nos locais tradicionais, “em lugares perigosos e sem indicação de parada, e deixando de parar nos novos abrigos instalados.” Segundo ele, deve haver campanhas educativas para a população e mais fiscalização”.

Estabelecidos em parceria com as administrações regionais, os comitês de transporte foram instituídos pela Lei Distrital nº 239/1992 e são formados por representantes da comunidade – como estudantes, lideranças comunitárias, de comerciantes, da terceira idade, portadores de necessidades especiais e outros –, sendo presidido pelo administrador local.