Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/19 às 16h00 - Atualizado em 25/06/19 às 16h00

Começa a elaboração de estudos para implantação da Zona Verde

COMPARTILHAR

As empresas têm até o dia 16 de setembro para concluir o projeto

 

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOB) publicou, nesta terça-feira (18), o Termo de Autorização das nove empresas que irão elaborar estudos para implantação do estacionamento rotativo pago no DF. A Zona Verde tem a proposta de estimular o uso do transporte público, bem como utilizar, de forma mais eficiente, espaços e serviços públicos.

As nove empresas autorizadas terão o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da publicação de hoje (18) no Diário Oficial do DF, para apresentação dos projetos. Depois disso, será selecionado o estudo que conterá o modelo de parceria e o projeto será apreciado pela população, e outras entidades interessadas por meio de Audiência Pública.  Confira os nomes das autorizadas:

I-             SERBET – SISTEMA DE ESTACIONAMENTO VEICULAR DO BRASIL LTDA;

II-            RIZZO PARKING AND MOBILITY S/A;

III-          EXP- EXPLORA PARTICIPAÇÕES EM TECNOLOGIA E SISTEMA DA INFORMAÇÃO S/A;

IV-          QGMB CONSULTORIA LTDA/ TI MOB TECNOLOGIA E SOLUÇÕES EM MOBILIDADE LTDA;

V-           AREATEC- TECNOLOGIA E SERVIÇOS LTDA;

VI-          HORA PARK- SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO LTDA;

VII-        BENVENUTO ENGENHARIA S/S LTDA;

VIII-       ARIA SOLUÇÃO EM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA/AS DE OBRA Y SERVIÇOS, COPASA/ MÓDULO BR ARQUITETURA DESIGN E CONSTRUÇÃO LTDA- ME;  e

IX-          BF CAPITAL ASSESSORIA EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS LTDA/ GRANPARK INFORMÁTICA E GESTÃO DE ESTACIONAMENTO 145DF LTDA.

Os procedimentos estabelecidos e os atos praticados pelas empresas autorizadas não gerarão custos para o Governo do Distrito Federal. Após a conclusão dos estudos, a comissão técnica instituída pela SEMOB irá fazer as análises e selecionar o melhor projeto. Em seguida, será realizada uma audiência pública para apresentar o documento a população.

Projeto Zona Verde

A fim de incentivar o comércio local e desafogar o trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda implantar o projeto Zona Verde, com estacionamentos rotativos em logradouros públicos e nas áreas pertencentes ao Distrito Federal, principalmente no Plano Piloto.

Durante o balanço de 100 dias de governo, o governador Ibaneis Rocha informou que serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas, além de reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais.